Ivomax Serviços Ambientais Ltda - Me

Estrada de Campinas, N°59 - Depósito 05-A | Campinas de Pirajá Salvador | Bahia | CEP: 41.275-410

Tel: (71) 3211-4021 | (71) 3215-7601

e-mail: ivomax@ivomax.com.br

  • Facebook Black Square
  • YouTube Black Square

© 2014 Ivomax Serviços Ambientais

Tipos de Lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes podem ser classificadas de acordo com o seu formato: geralmente utilizadas em residências designam-se por Lâmpadas Fluorescentes Tubulares.

As Lâmpadas Fluorescente Compactas não são mais do que uma lâmpada fluorescente miniaturizada que se desenvolveu para substituir as lâmpadas incandescentes, grandes consumidoras de energia.

Incandescentes
 

São as lâmpadas mais usadas na iluminação residencial. Têm uma eficiência luminosa muito baixa, da ordem de 12 lm/W. Seu custo é baixo, mas sua vida útil também, cerca de 1.000h.


Em ambientes amplos, frequëntados por muitas pessoas, seu uso deve ser pensado com cuidado, pois além de desperdiçar energia na iluminação, podem estar colaborando para elevar a carga térmica, acarretando mais gastos ainda com ar condicionado.

Fluorescentes
 

Utilizadas comumente em empresas, exigem uma instalação especial com reatores. Têm vida útil (cerca de 7.500h) e custos maiores que as incandescentes. Todavia, sua eficiência luminosa é cinco vezes maior que a das incandescentes: superam os 70 lumen / Watt. Têm uma cor fria, com reprodução de cores que deixa a desejar.

Fluorescentes Compactas
 

São lâmpadas fluorescentes com o tubo em "U", simples, duplo ou triplo (estes últimos de maior potência) ou ainda na forma circular, com o reator já incorporado à rosca, com o mesmo formato da rosca das incandescentes comuns. Embora custe mais do que uma incandescente comum, dura cerca de dez vezes mais (10.000 h) e, para produzir o mesmo fluxo luminoso, consome somente 20% da incandescente. Devem ser preferidas lâmpadas com reatores eletrônicos.

Mistas
 

Combina uma incandescente e um tubo de descarga com alta pressão. Funciona em tensão de 220 V, sem reator. Emite cerca de 25 lumen/W. Possui vida útil de cerca de 6.000h. É uma alternativa para a substituição de incandescentes de alta potência

Dicróicas
 

São um aperfeiçoamento das lâmpadas halógenas por terem um refletor capaz de concentrar o facho luminoso e ao mesmo tempo mandar para trás parte do calor emitido. Têm vida útil de cerca de 3.000h. Embora o vidro na face anterior seja opcional nos produtos oferecidos no mercado, ele é altamente recomendado no caso de a lâmpada ser colocada em locais de permanência de pessoas, caso contrário pode causar queimaduras semelhantes às queimaduras solares além de desbotar superfícies, como papéis, carpetes e tecidos. Possuem bocal específico. Podem ser adaptadas a um dimmer.

Halógenas
 

Com 25% a 40% de redução no consumo em relação às incandescentes, também permitem uma perfeita reprodução de cores. São compactas e portanto adequadas à montagem de vitrines e à decoração em geral. Sua vida útil é de 2.000h. Admitem o dimmer e exigem base especial.

LED
 

são as mais econômicas e resistentes. Entretanto, para uso residencial ainda possui um custo elevado

Fonte: Conteúdo SíndicoNet; Portal Copel Conforto | Portal Planeta Sustentável / Revista Vida Simples